top of page

Frete de cargas: como é feito esse cálculo?


Se você costuma cotar fretes para sua empresa, já deve ter percebido que o preço vem sofrendo variações frequentes, sendo a última alteração aprovada em 23 de abril com reajuste médio de 4,13% na tabela de fretes atualizada pelo Governo.

Apesar de ser um serviço essencial ao funcionamento logístico de todo negócio, boas relações com os clientes e parceiros e cumprimento de prazos e entregas, muitas vezes o frete de transporte de cargas é percebido como um custo pelo cliente-empresa, por não compreender a maneira como é feito seu cálculo.

Como o frete é calculado?

O cálculo dos pisos mínimos de frete pode ser feito com base em vários fatores: o peso da carga que está sendo transportada (já que isso influenciará o peso e o espaço ocupado no caminhão), distância e possíveis pedágios, tipos de carga e necessidade de um ou mais seguros, número de eixos do caminhão, valor da NF, etc, mas, será influenciado também pela tabela da ANTT, criada no governo do presidente Michel Temer em resposta às exigências após a greve dos caminhoneiros ocorrida ano passado.

A tabela de fretes foi reajustada pela RESOLUÇÃO Nº 5.842, tendo como base a Lei Nº 13.703, de 08/08/2018. Pela lei, a tabela é ajustada sempre que há uma variação no preço do diesel superior a 10%, sendo o preço atual 10,69% maior que o da tabela anterior.

Principais fatores que influenciam o valor final

Peso

É realizado o cálculo entre o peso bruto e o peso cubado (feito em cima das dimensões da embalagem do produto), cobrando em cima desse fator, a fim de equilibrar custos e evitar cargas:

▪ Volumosas, mas leves: ocupam o espaço mas não alcançam a capacidade de peso, comprometendo o carregamento; ▪ Pequenas, mas pesadas: ocupam pouco espaço, mas impedem o total carregamento do veículo.

Valor

Calculado com base no valor descrito na NF-e. Ao levantar o valor da carga, é feita uma avaliação de valor dos itens e se necessitam de cuidados especiais, o que pode aumentar o valor do seguro.

Distância

A relação valor x distância percorrida em Km é diretamente proporcional, ou seja, quanto mais longa for a rota, maior será o custo final. O custo por Km (CPK) é feito de acordo com os valores estabelecidos pela tabela de frete da ANTT.

Dentro da tabela, os valores cobrados são calculados em cima de uma fórmula sobre o tipo de carga, número de eixos e quantidade de Km percorridos.

Destino

Nesse quesito são avaliados fatores como a segurança (ou falta da mesma) e a facilidade de acesso ao local de entrega e descarga. Caso existam dificuldades para realizar a entrega como violência, assaltos, estradas em má conservação e risco de acidentes, será cotada uma taxa extra sobre o frete.

Carga

Produtos inflamáveis, perecíveis, medicamentos, cargas vivas e refrigeradas precisam de cuidados específicos durante o manuseio e transporte, influenciando o valor final, pois é necessário investir em embalagens reforçadas, veículos específicos e agilidade.


Frete mínimo

Algumas empresas trabalham com um peso mínimo (normalmente a partir de 50Kg) por pedido para realizar o transporte. Quando os itens não alcançam essa escala, considera-se o peso mínimo. Nessa modalidade é possível cobrir os altos custos operacionais sem sobrecarregar o cliente.

Gestão de riscos

A transportadora também é responsável por identificar situações que podem ter impacto negativo nos prazos e entregas, além de elaborar ações para eliminar ou reduzir os efeitos desses possíveis riscos.

Essa gestão envolve a aquisição de seguros, alguns deles exigidos por lei e com custo repassado ao consumidor:

▪ GRIS

Taxa de cobertura dos custos da transportadora para o combate ao roubo e furto de cargas. O valor corresponde a um percentual cobrado sobre o total da a NF-e.

▪ Ad Valorem

Sua finalidade é cobrir e assegurar as cargas que ainda não estão em trânsito.

Tributações e pedágios

Entram na conta também os pedágios existentes no trajeto e o ICMS, tributo relativo a operações de transporte intermunicipais e interestaduais.


Por que fazer o cálculo de fretes?

Planejar as despesas ligadas aos seus serviços é um passo fundamental para manter sua empresa no verde. Seu uma visão total dos custos seu negócio pode afundar em pouco tempo. Conhecer o quanto isso vai custar para o seu negócio, saber não apenas o valor final, mas compreender como os elementos do processo de cálculo afetam seu orçamento, é possível determinar essas despesas com precisão. Além dos fatores abordados anteriormente, a cobrança de frete também abrange outros valores diretamente relacionados à prestação do serviço, como:

▪ Custos de manutenção do veículo; ▪ Combustível; ▪ Pedágios ▪ Desgaste de pneus; ▪ Despesas com motoristas.

Invista na transportadora certa

Em meio aos constantes reajustes e tributos, escolher cortar custos de frete buscando opções mais baratas de serviço pode parecer uma boa solução a curto prazo, porém essa alternativa pode comprometer a qualidade da entrega de suas mercadorias e sua imagem com os parceiros e clientes no futuro.

Por isso, é fundamental confiar sua carga e a logística de seu negócio a uma empresa como a Accert, com mais de 16 anos de experiência em transportes de negócios e produtos agrícolas, metalúrgicos, máquinas e equipamentos, construção civil, manutenção, hidráulica, elétrica, tintas, peças automotivas, fios e cabos, pneus, borrachas entre outros produtos de diversas naturezas.


Contamos com uma frota própria de veículos pesados e leves, constantemente renovada, para atender diversos tipos de serviço de transporte dando rapidez e segurança a operação.

Também dispõe do serviço de logística fazendo a coleta de grandes quantidades de mercadorias, fazendo a separação e entrega fracionada ao cliente.

Totalmente dedicada ao atendimento das necessidades de nossos clientes, nosso foco está na pontualidade, qualidade e segurança com cumprimentos rígidos no atendimento do prazo da coleta e entrega da carga.


Faça uma cotação com a Accert (Cotação Online)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page