top of page

9 dicas para não ficar na estrada nesse feriado prolongado


Fazer uma viagem de carro, seja nas férias ou em outra data especial, é uma atividade importante para conhecer novos lugares, rever parentes distantes ou somente passar momentos de descanso e de lazer. Ainda assim, horas a fio dentro do automóvel pode tornar o percurso cansativo, sem contar os riscos pelo caminho. Para que o trajeto até o destino seja tranquilo, apresentamos a seguir várias dicas para que você tenha uma viagem de carro segura. Confira!

Planejar é essencial

Viajar é uma ação que requer um planejamento com bastante antecedência, em alguns casos, com um ano antes da partida, para que não haja atropelos e tudo ocorra de um modo satisfatório. Em primeiro lugar, deve-se escolher o destino e definir os objetivos da viagem (turismo, visitar familiares etc.). Em seguida, é necessário decidir quantos dias durará o passeio.

Previsão de gastos financeiros

Antes de pegar a estrada e começar a sua viagem de carro, faça bem as contas para saber se terá recursos suficientes para todos os dias em que estiver nessa atividade. Conforme o caso, você terá que gastar com alimentação, hotel, pedágios, presentes ou lembranças, sem contar os custos com combustível.

Para que a viagem seja de fato segura, não se esqueça de ter uma reserva para imprevistos. Lembre-se ainda de dispor de uma variedade de recursos financeiros, como dinheiro em espécie (não muito, por causa da probabilidade de assaltos) e cartões de crédito ou débito.

Viagem de carro precisa de um roteiro

Pegar o automóvel sem rumo pode até ter um ar de aventura, mas o preço pode sair caro. Uma das piores coisas num passeio é não conhecer o lugar para onde se vai. Logo, após ter definido o destino, busque conhecer as estradas e as ruas do local, seja por meio de mapas impressos ou digitais. Assim, você terá mais confiança ao usar o GPS durante a viagem propriamente dita.

Hoje em dia, é possível fazer um verdadeiro passeio virtual por diferentes lugares e, assim, ter uma noção do que encontrará na realidade. Ao traçar a sua rota com antecedência, você economizará tempo e combustível. Estabeleça, à medida do possível, os pontos de parada para descanso ao longo do trajeto.

Dicas para organizar a bagagem

Você deve definir o que vai levar na sua viagem de carro alguns dias antes da partida. Isso não pode ser feito em cima da hora. Faça um checklist para não deixar algo essencial para trás. Conforme os dias de passeio, separe uma quantidade razoável de roupas. Fique atento para oscilações de temperatura, para escolher o vestuário ideal. Quando for montar a bagagem, tenha sempre em mente o tamanho disponível no porta-malas do carro, seja compacto, sedan ou utilitário esportivo.

Para que a sua viagem seja segura, lembre-se de que os objetos não podem ficar soltos dentro do automóvel, para evitar riscos de acidentes, por exemplo, em freadas bruscas. A bagagem não pode atrapalhar a visão do motorista pelo retrovisor interno. Se tiver que levar muitos objetos pequenos, utilize as caixas organizadoras para evitar que eles fiquem soltos.

Kit sobrevivência

Alguns detalhes podem tornar a sua viagem de carro bem tranquila. Leve água, frutas, alimento para consumo dentro do veículo, papel higiênico, lenços umedecidos, filtro solar, repelente, remédios, curativos, sacos plásticos etc. Prepare-se também para deixar a viagem de carro agradável, principalmente, se tiver crianças a bordo. Para tanto, faça uma playlist de músicas favoritas para ouvir durante o percurso.

Viagem segura depende do carro

Para que você e sua família não fiquem a pé na estrada, a revisão preventiva do automóvel é essencial para que a viagem de carro seja segura. Como o conserto de eventuais problemas pode durar alguns dias, seja por causa da mão de obra ou pela necessidade de compra de peças, você deve levar o veículo à oficina com antecedência. Dê atenção a itens de segurança, como pneus, freios, embreagem, bateria, entre outros.

Dicas para o uso do automóvel

No dia que for pegar a estrada, lembre-se de calibrar os pneus do veículo. Veja no manual do proprietário ou em algum ponto do carro, como coluna das portas ou tampa de combustível, a calibragem correta para o automóvel. Saiba que você deve fazer isso com os pneus frios e que a quantidade de libras pode variar conforme a carga transportada. Não se esqueça de calibrar também o estepe, de preferência, com duas ou quatro libras a mais para compensar a perda comum de ar que o pneu possui.

Além disso, confira o nível do óleo do motor e o reservatório de partida a frio (se houver, coloque gasolina aditivada ou premium). Limpe os vidros e os retrovisores do veículo. Conforme a temperatura ambiente, passe um desembaçador no para-brisa. Leve uma flanela no porta-luvas ou sobre o painel de instrumentos, para eventuais limpezas durante a viagem de carro.

Kit sobrevivência para o veículo

Para que a sua viagem seja segura, é interessante levar um kit sobrevivência para o seu carro. Um item obrigatório é o triângulo de sinalização, mas lembre-se ainda do macaco e da chave de roda, para possível troca de pneu. E por falar em pneu, hoje em dia existem kits de reparo para pneus sem câmera, com o uso do famoso “macarrãozinho”, que você também pode levar.

Lembre-se ainda de ter uma lanterna, chaves de fenda e philips, alicate, fita isolante e, se puder, um aparelho para dar carga na bateria. Se a viagem de carro for longa, também é bom levar um litro de óleo para completar o nível e, assim, evitar superaquecimento do motor.

Não se esqueça do seguro!

Um ponto primordial para que a sua viagem seja tranquila é você dispor de um seguro para o veículo e, conforme a necessidade, também para os ocupantes. Lembre-se de levar o cartão da seguradora e os documentos do carro e do motorista. Em alguns casos, é possível até contar com o serviço de socorro 24 horas. Afinal, já imaginou ter um problema à noite e correr o risco de ser assaltado?

Ah, por fim, se o trajeto for longo, procure ter outro motorista no carro para revezar no volante. Assim, evita-se o cansaço e o risco de acidentes por falha humana.

Com essas dicas, você terá uma viagem de carro segura e poderá aproveitar o passeio com sua família. Já tem o destino escolhido? Conte pra gente nos comentários aqui do blog.

Fonte: .satcompany.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page