top of page

Sinal amarelo para os acidentes #MaioAmarelo


Em maio de 2011, a Organização Mundial das Nações Unidas (ONU) decretou a Década de Ação para Segurança no Trânsito. A partir daí, o mês de maio virou um parâmetro internacional para a avaliação das ações que o mundo inteiro realiza para prevenir acidentes e promover a consciência no trânsito.

Foi assim que nasceu o movimento Maio Amarelo – campanha que ocorre em 27 países além do Brasil-, com a proposta de chamar a atenção da sociedade para um problema que mata milhares de pessoas todos os anos: a imprudência no trânsito, causadora de mais de 40.000 vidas perdidas no Brasil, que nos deixa acima da taxa de mortalidade internacional.

“No trânsito, o sentido é a vida”, tema da campanha 2019, foi inspirado na necessidade de todos estarem com os cinco sentidos atentos ao trânsito. Isso, claro, para transformá-lo num lugar seguro para passageiros, pedestres e ciclistas.

A abordagem é semelhante à adotada por órgãos de saúde na promoção de meses de prevenção de doenças, como o Outubro Rosa, contra o câncer de mama, o Dezembro Vermelho, contra a disseminação da Aids. Como nesses movimentos, o Maio Amarelo também usa um laço como símbolo, na cor que dá nome à campanha.

Como uma empresa que está constantemente nas ruas, percebemos que a pressa do dia a dia e o individualismo no trânsito são fatores determinantes para os índices de acidentes. Medidas como reduzir a velocidade, atentar-se às regras de circulação e dar a preferência envolvem atenção e apreço pela vida, principalmente ao trafegar as grandes rodovias do país, palco de boa parte dos acidentes graves no Brasil.

Rodovias com maior taxa de mortes (por acidente de trânsito) a cada 10 Km

Fonte: O Globo

Dicas que salvam vidas

Em qualquer ocasião, a partir do momento em que se coloca as mão no volante, o compromisso deve ser apenas um: segurança.

Nunca dirija ao celular ou pegue objetos dentro do veículo em movimento

Qualquer tipo de distração pode causar um acidente grave. Usar o celular enquanto dirige, é multa de natureza gravíssima. Além de somar pontos na carteira, é uma das grandes responsáveis por mortes no trânsito. Se abaixar rapidamente para pegar um objeto, com o carro em movimento, apesar de menos comum, tem aparecido cada vez mais como outra distração que acaba causando acidentes menores entre motoristas.

Ligou o motor do carro? Agora é atenção total.

Observe as condições do veículo antes de viajar

Vai viajar e percorrer médias ou grandes distâncias? Ter tudo em dia é fundamental. É importante checar o nível de água e óleo, freios, dos faróis e da suspensão, o estado dos pneus, a parte elétrica, como as luzes de freios, piscas, lanterna, faróis e painel e o nível do tanque de combustível, além dos documentos do carro e da habilitação, o pacote completo.

Além de evitar multas e apreensões pela PRF, você garante que em caso de um acidente, seu veículo estará em perfeitas condições de reagir, garantindo maior chance de sobrevivência para todos.

Sempre use o cinto de segurança

O uso do cinto de segurança é obrigatório para todos os ocupantes do veículo. Ao não usá-lo, aumentam as chances de lesões cerebrais e na coluna, consequências do impacto do choque sofrido pelo corpo dentro do veículo em uma batida.

Em caso de acidentes, o cinto pode ajudar a salvar vidas.

Respeite os limites de velocidade

A maioria dos acidentes fatais ocorrem devido ao desrespeito de alguns motoristas pelo limite de velocidade ou tentativa de fazer ultrapassagens perigosas.

Apesar da pressa, compromissos marcados ou simples impaciência com um trânsito ou motorista lento lembre-se: é melhor ir mais devagar e prezar por sua integridade física do que acelerar seu veículo e correr riscos.

Como introduzir o Maio Amarelo em sua empresa

Estudos mostram que promover treinamentos, momentos de descontração e atividades com “tom de brincadeira”, no estilo de jogos e vídeo games (um conceito chamado gamificação, já ouviu falar?) ajudam os colaboradores a reter informação e se engajarem na atividade promovida pela organização.

Que tal adotar, de maneira leve, ações que estimulem a direção segura em seus funcionários – seja em momentos pessoais ou profissionais? Uma equipe unida, consciente e treinada

Painel Colaborativo

Em um local de bastante movimento, como o hall de entrada, a copa ou o quadro de avisos, crie um painel e coloque em destaque o tema da campanha e informativos com sua função. Chame atenção para o painel com as cores do trânsito (e da campanha) e deixe a sugestão aberta:

“Qual a sua contribuição para um trânsito mais seguro?”

“Exemplos de boas escolhas no trânsito”

Deixe ao lado vários daqueles “canetões” próprios para cartazes e convide as pessoas que passam a deixarem a sua contribuição.

Roda de conversa

Outra ação interessante, é tirar 5 minutinhos no início do expediente para conversar com a equipe. Pedir para as pessoas estabelecerem um compromisso, mostrar interesse e promover atitudes para um trânsito mais seguro pode animar o moral do time e leva-los a discutir entre si acontecimentos e o que fazem quando estão dirigindo.

Aderindo ao laço amarelo

Sabe aquele laço rosa distribuído durante o Outubro Rosa? No Maio Amarelo ele também é um símbolo, só que, claro, na cor amarela.

Programar a distribuição desse laço na empresa pode ser uma maneira interessante, simples e barata de lembrar às pessoas da importância de um trânsito seguro e do papel de cada um nesse movimento.

Não se esqueça de distribuir também alfinetes ou já deixá-los anexados aos laços, para que seja possível colocar na roupa.

Material gráfico oficial

No site do movimento Maio Amarelo, é possível encontrar materiais gráficos em alta qualidade para fazer download gratuito.

Há papel de parede para computador, A3 e outras artes que podem ser impressas e espalhadas pela empresa, como nos banheiros, refeitório e elevadores.

É só baixar e usar com criatividade nos espaços físicos de sua empresa.

Prevenção ainda é a melhor opção

Com o uso de tecnologia de logística e transporte de frotas é possível colocar em prática ações preventivas para coibir acidentes no trânsito.

Aqui na Accert acompanhamos os motoristas e veículos por meio de nossa plataforma de gestão e acompanhamento. Permitindo seguir em tempo real a localização e dados do transporte.

Trabalhamos com a promoção da direção segura, evitando o excesso de velocidade ou qualquer outro comportamento que apresente risco, possibilitando a tomada de decisão para evitar acidentes e transportar a sua carga com responsabilidade e compromisso.

A segurança no trânsito precisa ser prioridade.

Faça a sua parte para a diminuição de acidentes e mortes no trânsito!

Faça uma cotação com a Accert (Cotação Online)

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page